domingo, 18 de setembro de 2011

O Espaço em Transformação - parte 3

Espaço Geográfico


Vamos agora, conhecer alguns importantes conceitos para o estudo do Espaço Geográfico:

Espaço Geográfico - porção territorial onde a sociedade vive e se relaciona entre si e com os outros elementos naturais;

Paisagem - é o conjunto de elementos que compõe a imagem observada;

Paisagem Natural - é o conjunto de elementos surgidos espontaneamente na natureza (sem a interferência humana) e que compõe a imagem observada, esta paisagem também pode ser chamada de Primeira Natureza. É uma paisagem intocada pelos seres humanas;

Paisagem Artificial - é o conjunto de elementos construídos pelo homem ou inseridos por ele, neste sentido, pode-se nesta paisagem, encontrar elementos naturais, que foram porém, inseridos pelo homem, ou alterados por ele, esta paisagem pode também ser chamada de Segunda Natureza, Paisagem Cultural, Paisagem Antropizada ou ainda Paisagem Humanizada.

Lugar - espaço territorial ou perceptivo de profunda relação (social, econômica, lúdica ou afetiva) com o indivíduo. Exemplo: o estádio de futebol para o torcedor, o bairro que você vive desde de criança, o parque que você ia com seus pais...;

Não-Lugarespaço territorial ou perceptivo onde não há nenhuma relação pessoal com o indivíduo. Exemplo: o estádio do time rival, um bairro por onde você nunca andou...;

Território - espaço territorial (continental e/ou marítimo) onde há uma identidade social e política e uma relação de poder agindo soberano sobre ele, normalmente o território é delimitado por uma fronteira fixa;

Estado-Nação - Em geral, associada a um território bem definido, mas também existem Estados-Nação desterritorializados, ou seja, sem um território, pois para ser um Estado-Nação, basta que exista um povo unido pela cultura, idioma, história e religião e que independente de possuírem território, apresentam uma organização social e política bem definidas. Exemplo: o povo Palestino, os Curdos, os Bascos.


O Espaço em Transformação - parte 2

A Revolução Industrial e a Transformação do Espaço Geográfico


Observe com atenção o gráfico abaixo:


A partir da análise do gráfico, observamos um crescimento exponencial da população mundial a partir de 1800 d.C., isto porque foi na segunda metade deste século que a I Revolução Industrial começou a imprimir importantes mudanças na estrutura social, política e econômica dos países.


Tendo se concentrado inicialmente na Europa, a Revolução Industrial promoveu o êxodo rural, elevou o número de cidadãos urbanos e consequentemente do lixo produzidos pelas cidades, em poucas décadas essa população quase duplicou.

No primeiro momento, essa concentração foi bastante prejudicial em vários aspectos, principalmente na proliferação de doenças provocadas pelas péssimas condições de higiene nas moradias e fábricas, contudo, logo a população se organizou e lutou por melhores condições de vida, a modernização das fábricas motivou descobertas científicas na área médica, que associadas à melhores salários, redução de carga horária (no trabalho) e ambientes sadios, muitas doenças foram controladas e a taxa de natalidade elevou-se.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

O Espaço em Transformação - parte 1


Quando observamos uma foto dos nossos pais e avós nos tempos de sua infância e juventude, podemos notar que o espaço que compõe aquela foto não corresponde ao que encontramos ao vivo nos dias atuais, mas porque isso acontece?

Antes de entrarmos nesta questão, vamos conversar sobre outros assuntos que nos ajudarão a entender melhor tudo isto.

Afinal o que é a Geografia, para quê e para quem serve e o que ela tem a ver comigo?

A Geografia é uma ciência milenar, surgiu no período da Grécia antiga antes de Cristo, seu nome significa descrever a Terra ou escrever sobre a Terra (GEO = TERRA; GRAFIA = ESCRITA), inicialmente, era utilizada de uma maneira mais simplista, apenas descrevendo as paisagens, mas com o passar dos anos, a ciência geográfica foi evoluindo, acompanhando as novas necessidades da humanidade, e hoje a Geografia ajuda-nos a compreender conflitos humanos, os fenômenos naturais e acima de tudo, a relação que existe entre o meio natural e homem e de que maneira um influencia no comportamento do outro.

A Geografia Crítica (atualmente, principal linha de pensamento da Geografia) tem uma fundamental importância para os grupos sociais, especialmente aqueles que são mais marginalizados, como as mulheres, as crianças, idosos, negros, indígenas, homossexuais..., tem como principal objetivo incluir estes grupos minoritários na sociedade e no campo de atuação dos governos.


Agora, vamos utilizar a charge acima para voltarmos à nossa questão inicial, a transformação do espaço geográfico, sabemos que "espaço" é uma palavra com um sentido bastante amplo, mas para nossos estudos, consideraremos "espaço" uma parte, uma fração do planeta com características semelhantes.

Por que será que a personagem Mafalda acha que o modelo original da Terra é um desastre?
A verdade é que o espaço geográfico é extremamente dinâmico e naturalmente sofre mudanças cíclicas que podem ser tão pequenas que olhando de uma forma macro, não conseguimos notá-las, mas a verdade é que as grandes alterações na paisagem dá-se por meio da interferência antrópica (do homem), que desmata para expandir suas cidades ou para atividades agrícolas e de pecuária, nos espaços urbanos infelizmente, é comum encontrarmos rios poluídos e sem vida, isto acontece por que muitas cidades não possuem um sistema de saneamento básico eficiente e os dejetos (esgotos) domiciliares (das casas) e industriais acabam indo direto para rios e córregos destruindo todo um ecossistema.

Mas então para haver crescimento urbano é preciso que aja destruição dos ecossistemas?
Não! É possível crescer e desenvolver economicamente uma cidade, sem que para isso os ecossistemas tenham que pagar com sua própria extinção, basta que sejam tomadas as medidas preventivas de proteção ao meio natural, como a preservação dos manguezais e mata ciliar (vegetação encontrada nas margens dos rios), instalação de um sistema de saneamento que trate todo o esgoto antes de liberá-los para os cursos d'água, manter áreas verdes nas cidades, controle da poluição atmosférica entre outras ações que deixam mais harmônica a relação humana e ambiental.