sábado, 29 de março de 2014

Projeções Cartográficas


A distorção no mapa aumenta conforme se distancia do ponto de tangência. Considerando que distorção é mínima perto do ponto de tangência, as projeções azimutais são apropriadas para representar áreas que têm extensões aproximadamente iguais nas direções norte-sul ou leste-oeste.

É a projeção de uma superfície esférica para um plano. Uma superfície esférica não é achatável, por isso sua planificação sofrerá algumas deformações. Podem ser:

• Equidistantes: Mantêm as distâncias lineares, apresentam distorções nas áreas e nas formas terrestres.
 Conformes: Mantêm os ângulos das coordenadas geográficas, conservado as formas terrestres. Mas distorcem as áreas representadas. À medida que se afasta da região equatorial, a distorção é maior.
• Equivalentes: Formas distorcidas, mas as áreas mantêm o mesmo valor da área real;
• Afiláticas ou Arbitrárias: Não respeitam nenhuma das propriedades anteriores.

Os três tipos de projeção (equidistante, conforme e equivalente) são elaborados a partir de três métodos originais: projeções cilíndricas, projeções cônicas e projeções azimutais (planas).




    Cilíndrica
Nesta projeção os meridianos e os paralelos são linhas retas que se cortam em ângulos retos. Nela as regiões polares aparecem muito exageradas. Os mapas-múndi são feitos em projeções cilíndricas.



    Azimutal, Plana ou Náutica
Nesta projeção os meridianos e os paralelos são projetados sobre um plano apoiado em um ponto tangente ao Globo, quanto mais distante do ponto de tangência, maior será a distorção.




    Cônica
Nesta projeção os meridianos convergem para os pólos e os paralelos são arcos concêntricos situados a igual distância uns dos outros. São utilizados para mapas de países de latitudes médias.





MERCATOR X PETERS
DIFERENTES VISÕES DO “MUNDO”

    São os mapas-múndi mais usados.
    Ambos feitos a partir de projeções cilíndricas.

                     MERCATOR (1569)                                 


                     PETERS (1973)



PROJEÇÃO DE ROBINSON
   Ela é bastante adequada para mostrar o mundo em atlas escolares, já que não distorce o planeta de forma tão acentuada como as projeções que vimos anteriormente.


PROJEÇÃO DE GOODE OU INTERROMPIDA
  Tem a finalidade de mostrar a equivalência das massas continentais e oceânicas; por isso, elas estão interrompidas ou descontínuas.




PROJEÇÃO DE MOLLWEIDE

  Os paralelos são linhas retas e os meridianos, linhas curvas. Sua área com forma elíptica, é proporcional à da esfera terrestre. As zonas centrais apresentam grande exatidão, mas as extremidades apresentam grandes distorções.